
Nove presos da penitenciária Estadual de Alcaçuz,
A Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado divulgou o nome dos nove presos que fugiram do presídio de Alcaçuz no início da tarde desta quarta-feira (28).
Fonte: Nominuto.
Nove presos da penitenciária Estadual de Alcaçuz,
A Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado divulgou o nome dos nove presos que fugiram do presídio de Alcaçuz no início da tarde desta quarta-feira (28).
Fonte: Nominuto.
A estudante de direito é a filha mais velha de uma família de classe média alta de Bauru. A jovem de 18 anos fez a denúncia à polícia depois de saber que a prima e a tia também sofreram constrangimentos. Para a polícia, o caso é de atentado violento ao pudor. Em entrevista ao Jornal Hoje ela conta que foi abusada pelo pai dos oito aos 16 anos. “Quem faz esse tipo de coisa não é pai é um monstro, eu tenho nojo dele, eu tenho nojo. Eu sei muito bem dos meus direitos, eu sei que o que ele fez é errado, eu como pessoa não tenho como levar isso, esse trauma na minha vida, eu não vou ser uma pessoa feliz”. A jovem conta que pediu ajuda para a mãe, mas não foi atendida. “Com uns 11 anos, eu contei pra minha mãe, eu contei isso tudo que acontecia, minha mãe simplesmente falou que ia conversar com ele para dar uma chance”. “Eu não quero ser igual a minha mãe e fingir que nada aconteceu, eu quero tomar uma atitude, ser honesta comigo mesma, eu quero mostrar pra todos quem ele é”. O suspeito, Sandro Luiz Fernandes, já foi integrante da Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil. Hoje é diretor jurídico dos sindicatos dos bancários e dos servidores públicos municipais na região de Bauru. Uma sobrinha, hoje com 13 anos, e uma cunhada, com 18 anos, também acusam o advogado de abusos durante a infância. Quando as vítimas ficaram sabendo que tinham sofrido os mesmos abusos, decidiram procurar a Delegacia da Mulher. As três prestaram depoimento e o boletim de ocorrência foi registrado como atentado violento ao pudor. "Não houve conjunção carnal, houve outros atos de libidinagem", Priscilla Bianchini Alferes, delegada. O advogado de Sandro disse que o cliente ficou sabendo das acusações durante uma viagem ao exterior, vai se apresentar e prestar todos os esclarecimentos. “Nós estivemos tomando o formal conhecimento das acusações, até então tínhamos sido surpreendidos pela mídia tanto quanto o doutor Sandro e estamos passando para ele quais são as reais acusações e com base nisso, ele tem interesse, já se predispôs a autoridade policial, a estar comparecendo espontaneamente e estar a disposição da justiça para prestar a versão deles dos fatos e esclarecer o hipotético mal entendido”, declara Hélio Marcos Pereira Júnior, advogado. Nesta manhã, a delegada que investiga o caso, decidiu ouvir o depoimento do filho mais novo do advogado. Um menino de nove anos que também teria sofrido abusos do pai. Diante de mais essa suspeita, a polícia poderá pedir novamente a prisão temporária do advogado. A Justiça determinou que o advogado Sandro Luiz Fernandes fique no mínimo a cem metros de distância da filha. Por decisão da Justiça, ele não pode voltar pra casa em que mora com a família nem ter contato com as vítimas e testemunhas dos supostos crimes. A OAB e o sindicato dos servidores municipais vão aguardar a conclusão das investigações. O sindicato dos bancários da região de Bauru não se posicionou sobre o caso.
Uma guarnição da polícia militar da cidade de Sousa foi solicitada pelo serviço de inteligência no final da manhã de ontem (27), para averiguação de uma situação de possível favorecimento da prostituição de menor, ao chegar ao local, o serviço de inteligência já acompanhava a acusada, a corretora de imóveis, Ozidete Sarmento, 34 anos, residente na Rua Vereador José Francisco, que deslocava-se até a sua residência, onde a mesma foi alcançada nas proximidades do “beco do açougue”. Informações sigilosas dariam conta de que a acusada havia sido contratada por um empresário sousense, para que esta intermediasse e induzisse uma estudante de 15 anos, praticar atos sexuais em troca de dinheiro. Os policiais ao abordar a acusada foi encontrado no celular da mesma, varias ligações feitas e recebidas em um curto espaço de tempo de um número que supostamente seria de um conhecido empresário Sousense.
Fonte: Sertão Informado.
Se tem uma classe a onde a governadora Rosalba Ciarline não é popular e nem querida, é a classe dos servidores públicos. Está sendo travada uma batalha, entre os servidores públicos e a governadora. Nesta batalha vem sendo ventilado a possibilidade de uma nova greve. Existe uma ameaça real de uma nova paralisação das atividades. Os servidores estão revoltados com o Governo, que prometeu começar a cumprir o acordo salarial agora em setembro e não irá cumprir o que foi acordado na última greve da categoria. As várias categorias dos servidores estão com assembléias marcadas e com indicativo de greve. O Sinpol, por exemplo, realiza assembléia nesta quarta-feira(28), às 18 horas, na seda da entidade. Já os trabalhadores da educação realizam assembléia nesta quinta-feira (29), às 15 horas, na sede do Sinte. Também realizarão assembléias nesta quinta-feira os servidores da Ceasa e do DER. Algumas categorias de servidores já até aprovaram a data para entrar
Fugiu na noite de ontem da delegacia de São Rafael, Rosa Roseli de Moura, mais conhecida como “Rosa Palmeiron”. A mesma foi uma das quatro pessoas detidas por tráfico de drogas no dia 03 de abril do corrente ano. “Rosa Palmeiron” teria aproveitado o momento que a guarnição policial saiu para jantar e empreendeu fuga deixando todos os seus pertences para trás. Informações dão conta que a mesma teria levado sua filha menor de idade, provavelmente a mesma esteja na região de Assú/RN ou Carnaubais já que tem uma filha da mesma que reside naquela região. ISSO TORNA AINDA MAIS VULNERÁVEL A QUESTÃO DE CUSTÓDIA DE PRESOS POR POLICIAIS MILITARES, UMA VEZ QUE NÃO É FUNÇÃO DA POLÍCIA MILITAR CUSTODIAR PRESOS E QUE JÁ TINHA SIDO SOLICITADO A TRANSFERÊNCIA DA MESMA DA UNIDADE POLICIAL MILITAR, TENDO
Fonte e fotos: focoelho.
A Central de Operações do 2°batalhão da Polícia Militar, registrou nas primeiras horas da manhã desta quarta (28), uma tentativa de homicídio, na rua Alexandre Gomes no bairro Aeroporto II, no município de Mossoró. A vítima foi identificada como Ana Paula Rodrigues, 20 anos, atingida com um disparo de arma de fogo na cabeça, desferido pelo próprio marido. Segundo informações de populares, após atirar na mulher, o esposo da jovem saiu gritando no meio da rua e dizendo que teria matado a mulher, fugindo do local antes da chegada da polícia. Ana Paula Rodrigues foi socorrida e levada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o hospital regional Tarcísio Maia. Informações preliminares dão conta que o disparo teria sido acidental, inclusive, a mulher teria pedido aos populares que não comunicassem o fato para a polícia.
Fonte: Cardoso Silva.
Fonte G1.
Um caso de extrema violência revoltou a população de Icó/CE no inicio da tarde de ontem, segunda feira, quando um jovem usou do extremo e incendiou por completo a casa dos pais, localizada na Rua Domingos Ferreira Lima no novo Centro de Icó. O ex-presidiário Janson Ferreira Carolino de 23 anos, que passou 4 meses preso pela prática de assalto. Segundo informações, o acusado começou a ameaçar os seus pais, o comerciante Antônio Ferreira Carolina e a mãe Maria Aparecida Silva Ferreira, em busca de dinheiro para manter o vício das drogas. A polícia foi à procura do filho desnaturado, mas não o localizou e ainda no domingo o delegado plantonista Dr. Nartan Andrade havia comunicado o ocorrido ao juiz José Arnaldo dos Santos Soares em caráter de urgência. O comerciante já havia sido ouvido pela polícia a cerca da truculência do filho no início da tarde desta segunda feira, Janson Ferreira tinha voltado em casa e obrigado a sua mãe a lhe dá dinheiro para comprar drogas. Neste ínterim, Janson resolveu incendiar por completo a casa dos pais destruindo móveis, eletrodomésticos, roupas, cadeiras e até a fachada da residência. O corpo de bombeiros da vizinha cidade de Iguatú foi acionado as presas para debelar as chamas, que por pouco não se alastraram para outras casas em um bairro nobre da cidade. Policiais do ronda do quarteirão saíram em diligências e encontraram o infrator na zona urbana da cidade onde acabou preso. Ele foi autuado pela prática de incêndio pelo delegado Adriano Félix e já está de volta a cadeia. O comerciante Antônio Ferreira pai do viciado estava inconformado com tamanha desumanidade do filho.
Fonte: Sertão Informado.
Por nove minutos, um homem gravou o estupro a uma criança de sete anos na tarde de domingo (25). O autor do vídeo, apesar de não participar do ato, foi preso em flagrante por guardar as imagens. O crime ocorreu em Beberibe, a 79 quilômetros da capital cearense. De acordo com a Polícia, o autor do vídeo mostrou as imagens à mãe da menina duas horas depois do crime. A mãe foi à Delegacia, levando o cartão de memória, e registrou uma denúncia. O homem alegou sentir medo de procurar os policiais. No cartão do acusado, além do vídeo da menina, foram encontradas outras imagens de atos libidinosos com crianças e adolescentes. Em depoimento, o suspeito alegou ter conseguido as imagens na internet. O autor do vídeo está preso, mas pode ser solto sob pagamento de fiança. Já o homem que praticou o estupro está foragido. A Polícia já tem pistas sobre a identidade do homem, que pode ter cometido outros crimes na região.
O agricultor Cícero Quixabeira da Silva, de 38 anos, foi morto a facadas pelo próprio irmão, Aloísio Nogueira Rodrigues, conhecido como Nilo Quixabeira, de 27, que está foragido. O crime foi por volta das 16h dessa segunda-feira, 26, no povoado conceiçoense de Vidéu, onde a vítima residia. Um assassinato com uma motivação passional: o acusado teve um relacionamento amoroso com uma filha do irmão, ou seja, com sua própria sobrinha, gerando um conflito familiar que terminou
Fonte: Folha do Vale.
Em reunião realizada no inicio da noite desta terça-feira, 27, o secretário de Administração, Dr. José Anselmo, apresentou uma proposta não oficial do governo do estado. Ao verem a proposta, os presidentes de associações não aceitaram, pois o valor e tempo estavam bastante abaixo da expectativa da categoria. Foram colocados alguns pontos que gerariam uma injustiça com as graduações que levam a segurança pública do estado nas costas. Pois o índice de 16% para o soldado (em relação ao coronel) é muito pouco. O secretário de Administração, Dr. José Anselmo, solicitou que as associações apresentassem uma proposta na reunião que acontecerá no próximo dia 10 de outubro, às 16:00 horas.
A Central de Operações do 2º batalhão de policia militar recebeu a informação na manhã de terça feira 27 de setembro de 2011, que uma criança de 12 anos de idade, se encontrava dentro da Escola Estadual Freitas Nobre, no bairro Costa e Silva portando uma arma de fogo. A informação partiu da direção da escola. Os policiais da viatura do bairro localizaram uma arma tipo "Garruncha" calibre 22 sem munição, com a pré-adolescente. A mesma é aluna da escola e moradora do bairro Costa e Silva. A arma é verdadeira, fabricação original. A criança foi conduzida para a delegacia de plantão em companhia dos pais, a mesma assumiu a posse, mas a policia acredita que a arma pertensa a outra pessoa e por medo a menina não revelou o nome.
Agentes penitenciários localizam por volta das 12h30 de hoje (27), trouxinhas de cocaína e de maconha com interno do Presídio de Trânsito
Fonte: Midiamax.
Fonte: Nominuto.
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Valter Araújo (PTB) pediu calma aos agentes penitenciários, que se reunirão na próxima quinta-feira para avaliar a proposta de reajuste salarial apresentada pelo Executivo. Em reunião com Valter Araújo na manhã desta segunda-feira (26), o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado de Rondônia (Singeperon), Anderson Pereira, disse que a categoria não deverá aceitar a proposta de reajuste de R$ 70,00 a partir de janeiro e que a tendência é optar pela greve a partir do próximo sábado. O deputado pediu aos representantes do Singeperon que conversem com a categoria para apresentar uma contraproposta ao governo. Anderson Pereira mostrou o contracheque de uma servidora, onde consta o salário base de R$ 1.050,00. Com as gratificações, o valor chega a R$ 1.400,00. Ele afirmou que a maior parte dos agentes penitenciários recebe cerca de R$ 1.700,00. “A categoria está revoltada, porque o governador disse em março à secretária de Estado de Justiça, Mirian Spreáfico, que apresentasse o mais rápido possível o Plano de Cargos, Carreira e Salários. Ela se reuniu conosco, chamou até agentes penitenciários do interior e nos apresentou uma proposta segundo a qual receberíamos cerca de R$ 3 mil por mês. Ela ainda disse que tinha autonomia dada pelo governador para negociar conosco. Isso gerou uma grande expectativa. Agora o governo oferece somente R$ 70,00 a partir de janeiro. A categoria não aceitará isso”, disse Anderson Pereira. Valter Araújo perguntou ao presidente do Singeperon a razão de a secretária ter dito aquilo na reunião. “Não sei. Nossa intenção era pedir um salário de R$ 2.400,00 para começar a negociar com o governo a partir desse patamar. Por isso a proposta apresentada pela secretária Mirian Spreáfico causou expectativa. Depois ela reconheceu que errou”, explicou Anderson Pereira. Valter Araújo disse estar disposto a ajudar a categoria a resolver o impasse, e novamente pediu para que os agentes penitenciários não entrem em greve, porque isso traria um prejuízo muito grande para todo o Estado. “Acredito que o governador nem está sabendo que a situação chegou a esse ponto”, destacou o presidente da Assembleia. Anderson Pereira, que estava acompanhado pelo agente penitenciário Juraci Duarte, disse que a greve já foi adiada por outras duas vezes, por isso a proposta de reajuste salarial de R$ 70,00 a partir de janeiro deverá irritar a categoria. “Sei que haverá prejuízos com a greve. No presídio Urso Panda, por exemplo, temos três agentes de plantão. Se houver greve manteremos 30% do pessoal trabalhando. Um único agente não conseguirá desenvolver todo o trabalho, por isso haverá risco de rebeliões”, acrescentou. Valter Araújo disse que os sindicalistas deveriam conversar com a categoria, apresentando uma contraproposta reajustando os valores das gratificações. “É preciso evitar uma greve. Acredito que o governador concordará com uma proposta bem elaborada”, disse o parlamentar, que se comprometeu em conversar com o governador sobre a questão.
Fonte: Tudorondonia.
O ex-comandante do 7º BPM (São Gonçalo), tenente-coronel Cláudio Luiz de Oliveira, detido no Batalhão de Choque sob suspeita de ter ordenado a execução da juíza Patrícia Acioli, será transferido para o presídio de Bangu 8, no Complexo Penitenciário de Gericinó (Zona Oeste), onde cumprirá prisão temporária de 15 dias, determinada pela 3ª Vara Criminal de Niterói. A detenção de Cláudio Luiz, que até ser exonerado na madrugada desta terça-feira, comandava o 22º BPM (Maré), foi confirmada pelo corregedor da PM, coronel Ronaldo Menezes, durante entrevista coletiva no Quartel General da corporação. "O comandante-geral da PM Mario Sérgio entrou em contato com o tenente-coronel e determinou que ele se apresentasse no Batalhão de Choque, para onde ele foi voluntariamente", disse o corregedor. O coronel Mario Sérgio está internado no Hospital Central da PM, no Estácio, onde se recupera de uma cirurgia para retirada de um nódulo na próstata. Por conta da intervenção, ele deve retornar aos trabalhos dentro de 30 dias. Ao todo, a 3ª Vara Criminal arrolou outros seis policiais no processo que envolve a juíza Patrícia Acioli. Suspeitos de participação no crime, eles também serão levados para Bangu 8. O tenente-coronel será ouvido na tarde desta terça-feira na Divisão de Homicídios (DH), na Barra da Tijuca (Zona Oeste). À época de sua transferência para o 22º BPM (Maré), em agosto deste ano, o tenente-coronel Cláudio, de acordo com a PM ainda não estava entre os suspeitos de participar do crime. Em seu lugar, a unidade será comandada, provisoriamente, pelo atual subcomandante do 22º BPM . Charles de Azevedo Tavares, Alex Ribeiro Pereira, Carlos Adílio Maciel Santos, Sammy dos Santos Quintanilha e Jovanes Falcão Júnior também tiveram a prisão decretada nesta segunda-feira, mas já estavam detidos acusados de forjar um auto de resistência durante uma operação policial em que o jovem Diego de Souza Beliene, de 18 anos, foi morto no Complexo do Salgueiro, São Gonçalo (região Metropolitana do Rio),
A juíza Patrícia Lourival Acioli, da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, foi assassinada a tiros dentro de seu carro, por volta das 23h30 do dia 11 de agosto, na porta de sua residência em Piratininga, Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Segundo testemunhas, ela foi atacada por homens em duas motos e dois carros. Foram disparados mais de 20 tiros de pistolas calibres 40 e 45, sendo oito diretamente no vidro do motorista. Patrícia, 47 anos, foi a responsável pela prisão de quatro cabos da PM e uma mulher, em setembro de 2010, acusados de integrar um grupo de extermínio de São Gonçalo. Ela estava em uma "lista negra" com 12 nomes possivelmente marcados para a morte, encontrada com Wanderson Silva Tavares, o Gordinho, preso em janeiro de 2011 em Guarapari (ES) e considerado o chefe da quadrilha. Familiares relataram que Patrícia já havia sofrido ameaças e teve seu carro metralhado quando era defensora pública.
A Operação Laços de Sangue que foi deflagrada na manhã de hoje (27) e tem como objetivo cumprir mandatos de busca e apreensão, conseguiu prender no município de Brejo Santos, João Gomes da Silva e apreender no interior de sua residência várias armas, munições, rádios comunicadores e até um colete balístico. A ação policial cumpre mandados ainda nas cidades de Caraúbas e Antonio Martins, no interior do RN. Equipes ainda trabalham
O ex-presidiário Damião Ribeiro da Silva, conhecido também como “Damião de Eurides”, que tinha 30 anos e residia no Conjunto Nossa Senhora de Fátima em Sousa, foi assassinado com vários tiros de revólver. Conforme informações, a vítima caminhava por uma Rua do Conjunto Frei Damião, quando foi assassinado. A polícia inda não tem pista do autor do crime, já que ninguém presenciou a cena, mas segundo informações de familiares, Damião Ribeiro há vários meses vinha recendo ameaças de morte por conta de dívidas, provavelmente oriundas de aquisição de drogas. A PM esteve no local preservando a cena do crime até a chegada do delegado plantonista, que após os procedimentos legais liberou o corpo para o exame cadavérico.
Fonte: Sertão Informado.
A Polícia Militar de Conceição prendeu na tarde deste domingo (25) dois traficantes que estavam com 51 quilos de maconha, no município de Conceição, Vale do Piancó. De acordo com informações do sargento Juvenil, que conduziu a operação, a droga foi descoberta após os acusados sofrerem um acidente, ao cair de um caminhão. Segundo Juvenil, eles vinham do Estado de Pernambuco, e durante a viagem o pneu do carro em que eles estavam estourou, e por isso os dois pegaram carona no caminhão. Damião Sousa de Assis e Daniel Bruno Cavalcanti são naturais de Campina Grande, e traziam a droga já ensacada para que fosse comercializada na cidade. Um deles permanece internado no Hospital de Trauma, sob custódia policial, e o outro está preso no município de Itaporanga.
O diretor do Policiamento da Grande Natal (Dpgran), delegado Albérico Norberto, afirmou nesta manhã que não vislumbra uma solução para a superlotação na delegacia de Plantão da Zona Sul, onde 72 presos se encontram custodiados. "A situação que temos hoje é de caos", avaliou o gestor. A iminência da greve da Polícia Civil é mais um problema com o qual o delegado poderá se deparar. De antemão, Albérico já confidenciou que será difícil administrar o excedente de detentos caso a paralisação seja confirmada. Albérico Norberto também contou que o entendimento com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) não tem resultado nas vagas solicitadas. "É sempre aquela mesma conversa que Alcaçuz está sendo finalizada, que estão construindo cadeias públicas. A Sejuc se nega a disponibilizar as vagas", assinalou. Ele ainda exemplifica que o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pirangi possui a mesma estrutura física da Delegacia de Plantão da Zona Sul. No entanto, a Sejuc aceita que a unidade que está sob a responsabilidade dela receba um quantitativo aceitável de presos, ao passo que o prédio sob gestão da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), não. "Eles estão com a metade de presos que temos na Plantão", afirmou. O representante do Policiamento da Grande Natal mencionou que mesmo havendo no mandado de prisão a determinação que o preso seja levado para uma unidade prisional, ainda sim os diretores não estão cumprindo a decisão judicial. Ao ser questionado sobre o que poderia ser feito para resolver essa distorção que ele apresentava, Norberto disse que um dos caminhos poderia ser autuar judicialmente aqueles que permanecessem descumprindo o que está expresso na decisão da Justiça. A possibilidade de greve de agentes e escrivães foi descrita pelo delegado como um mergulho mais profundo no caos. "Serão procedimentos atrasados, assim como requisições do Ministério Público sem cumprimento, a população vai ser prejudicada porque as investigações também serão prejudicas", elencou ele algumas situações nas quais a parada pode impactar a atuação da polícia Judiciária. O delegado Albérico amanheceu hoje na Plantão a fim de coordenar uma revista no solário e cela da unidade da Civil. No local, foi encontrada uma serra artesanal que foi utilizada pelos presos na semana passada para romper parte da grade que dá acesso a parte externa do solário.
Fonte: Tribuna do Norte.
Um preso fugiu da delegacia de plantão da zona Norte na manhã dessa segunda-feira (26) durante o banho de sol. Segundo informações de policiais da delegacia de plantão, por volta das 9h, cerca de 18 presos estavam no "banho de sol", vigiados por um único policial, quando Vinícius Soares Costa fugiu pulando uma das janelas das dependências da delegacia. Ele, que havia sido preso acusado de furto, ainda permanece foragido.
Fonte: No Minuto.
Policiais da viatura 213, em patrulhamento de rotina no bairro paredões em mossoró foram recebidos a bala na rua "Anatalia de Melo Alves", próximo ao Hiper mercado Queiroz. Segundo informações, por volta de 23 horas e 30 minutos, os policiais receberam uma informação anônima que um grupo de pessoas estava fazendo uso e traficando droga, próximo ao posto policial do bairro e resolveram checar a informação. Quando os indivíduos, "cerca de quatro homens e uma mulher", avistaram a viatura se aproximando, atiraram contra a guarnição e fugiram em direção a um matagal existente nas proximidades. A central de operações do 2º batalhão enviou reforço, mas ninguém foi localizado, ainda.
Fonte:O Câmera.
A greve geral dos bancários começa hoje. A mobilização nacional prevê uma paralisação longa, de cerca de 20 dias ou mais, sob o propósito da categoria protestar contra o esquema bancário vigente. A categoria reivindica um reajuste de 26% nos salários, bem como a reposição integral das perdas salariais acumuladas desde 1994 com o Plano Real, o fim do assédio moral e das metas vistas como abusivas. Outros pontos como a contratação de novos bancários e isonomia entre funcionários antigos e novos fazem parte da negociação. No Rio Grande do Norte, todas as 131 agências bancárias existentes, somando 80 na capital e 51 no interior, participam da greve, somando cerca de 2.900 bancários mobilizados. Em virtude da greve, os bancos funcionarão apenas com o serviço de auto-atendimento, que corresponde ao uso dos caixas eletrônicos e a página da internet, bem como as loterias e canais alternativos, o que já corresponde há mais de 30% de serviços prestados à população, conforme o previsto pela lei de greve. Segundo Marcos Tinôco, diretor de comunicação da Conlutas-RN, durante os dias parados, os bancários se organizarão em piquetes de frente às agências bancárias a fim de orientar a população e esclarecer os motivos que levaram à paralisação por tempo indeterminado. Até a última sexta-feira, data em que ocorreu a assembléia que optou por deflagrar a greve, os bancos haviam oferecido um reajuste de 8%, bem abaixo do esperado pela categoria. "É desgastante e infeliz que a nossa categoria precise fazer esse tipo de ação grevista", analisa.
Fonte: Diário de Natal.
O secretário estadual de Administração e dos Recursos Humanos (Semarh), Anselmo Carvalho, confirmou ontem o que os servidores públicos temiam e já esbravejavam de maneira antecipada: a folha de pagamento do mês de setembro foi fechada ontem com um montante de aproximadamente R$ 239 milhões, sem que fosse contemplada a parcela dos planos de cargos e vencimentos, aprovados ano passado na Assembléia Legislativa. Diante dos protestos das categorias que já sinalizam novas greves o secretário afirmou que “os servidores estão em amnésia coletiva e esquecem que o acordo firmado entre Governo do Estado e funcionalismo condicionava a implantação dos reajustes à saída do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal”. “Infelizmente ainda não conseguimos sair dessa margem, o que inviabiliza esse pagamento”, destacou o secretário. O executivo já cumpriu com 30% dos reajustes oriundos das leis aprovadas ano passado pelos deputados estaduais, em plena época pré-eleitoral. Os 70% restantes seriam pagos de maneira fragmentada, com início na folha deste mês. Anselmo Carvalho assinalou também que os servidores devem apelar à memória e lembrar que as conversas entre representantes das categorias e governo estadual apontavam claramente para um recuo caso a LRF permanecesse obstaculando a implantação dos reajustes. “Não podemos ir de encontra ao que determina a lei”, argumentou ele. A administração estadual já sinalizava para o não pagamento dos planos de cargos dos servidores este mês. Em entrevista à Tribuna Do Norte, na edição do domingo, o secretário chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, demonstrou preocupação com o fato de o crescimento da receita do Estado não estar acompanhado a ágil escalada da folha de pessoal. Ele enfatizou que diante dos números revelados nos balanços orçamentários de 2007 a 2011 e, levando em consideração a projeção para 2012, já é possível afirmar que está na relação receita/folha de pessoal o gargalo mais substancial das contas públicas do Rio Grande do Norte. Nos últimos cinco anos, os gastos com os salários do funcionalismo (somatório real de 2007 a 2011 e a estimativa para 2012) consumiram R$ 18,7 bilhões enquanto que a receita do mesmo período teve uma previsão de R$ 27,2 bilhões. Nestes cinco anos, enquanto a receita cresceu 58%, a despesa chegou a 64%, uma diferença de seis pontos percentuais.
Sindicalistas contestam dados dos reajustes
O anúncio do Governo do Estado de que não dispõe de recursos para implantar os valores referentes a parcela de setembro do plano de cargos e salários expõe a ira dos servidores públicos estaduais que já se movimentam com novos indicativos de greve. O presidente do Sindicato dos Servidores da Administração Indireta (Sinai), Santino Arruda, afirmou que cinco categorias do serviço público (Fundação José Augusto, Idema, Emater, Detran e Idiarn) já decidiram em Assembléia uma paralisação a partir do próximo dia 4 de outubro. Ele afirmou que os servidores recebem com surpresa a decisão do governo de não conceder os reajustes este mês e contesta a informação de que os reajustes custam ao erário R$ 90 milhões/mês. “Em absoluto, está longe disso. O secretário de Administração semana passada falou em R$ 25 milhões mensais e o ex-secretário da Searh, Manoel Pereira, falou em R$ 18 milhões. Essa informação do secretário Paulo de Tarso não procede e serve somente de pressão”, afirmou Santino Arruda. A presidente do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do RN (Sinpol/RN), Vilma Marinho, disse que vê “como uma desculpa” a retórica do governo de utilizar-se dos limites da LRF para descumprir o acordo que formalizava o pagamento dos reajustes do funcionalismo. “A questão da folha, todo mundo sabe disso, quando ela atinge um nível de risco a primeira providência a ser tomada é a redução dos comissionados e o governo não tem feito isso”, enfatizou ela. Vilma Marinho disse lamentar que os servidores públicos sejam obrigados a se acostumar com um governo que não dialoga e não cumpre os acordos firmados.
Agentes da Penitenciária Agrícola Mário Negócio em Mossoró, flagraram na manhã de hoje (26), um detendo com muita droga, pronta para ser comercializada. Tiago Ferreira da Silva, foi preso com vários tipos de entorpecentes dentro da sua cela na Penitenciária Agrícola Mário Negócio. Agentes penitenciários, encontraram maconha, crack e comprimidos de rivotril, medicamento calmante, também chamado de psicotrópicos, além de celulares. Tiago cumpre pena desde 2006 por dois assaltos e estava no pavilhão II em uma ala para presos com bom comportamento, chamada de “Amarelinha”. Ele nega que seja o proprietário da droga. “Eu faço toda a limpeza do pavilhão e encontrei a droga dentro de um saco preto fechado com fita adesiva. Eu abri e levei para minha cela e fiquei esperando para ver se o dono aparecia”, contou. Ele disse ainda que não é usuário de drogas e que não entregou o material, supostamente encontrado por ele, por medo de ser prejudicado. Tiago foi encaminhado para Delegacia de Narcóticos e o delegado Denis Carvalho informou que ele responderá por mais dois crimes, tráfico de drogas e difusão ilícita de drogas dentro de estabelecimento prisional (Art. 40 da lei 11.343/2006).
A Segurança Pública no Rio Grande do Norte tem sido objeto da lupa dos críticos políticos, dos servidores públicos e todo o povo potiguar que demanda uma melhor prestação de serviço nessa área. Alguém um dia mencionou com uma certa propriedade de conhecimento que o “brasileiro seria preguiçoso quando se tratava de ir em busca de seus próprios direitos...” As pessoas temem se manifestar, temem comentar, esperam o anonimato da multidão para falarem sem serem vistas e depois reclamam que nunca conquistam seus direitos mas também nunca chega o dia de terem coragem de buscar abertamente por eles! Mas esse não é o caso do povo do Rio Grande do Norte. Durante os últimos tempos têm sido necessário a intervenção judicial para que certos gestores tomem atitudes que são legítimas e nem precisariam da força da pena do juiz para essa ou aquela ação saísse do papel para realidade. Mas dentro dessa prática que se torna costumeira, um juiz determinou que o Governo do Estado do Rio Grande do Norte designasse no prazo de 15 dias a formação de uma equipe formada por delegado, dois agentes e um escrivão de polícia civil, para exercerem suas atribuições num dos municípios desse grande estado. É claro que não haveria necessidade da manifestação do magistrado se a gestão estivesse sendo exercida de forma correta e visando o benefício da sociedade, e nem tampouco que dentro desta lacuna deixada pelo gestor, se estabelecesse um prazo para o cumprimento da ordem judicial (30/09/2011) sob a vergonhosa pena de multa diária de R$1 mil ao secretário de Segurança Pública e Defesa Social. Mas a falta de delegados, agentes e escrivães não afeta aqueles poucos privilegiados por certos gestores públicos, são os mais humildes que dependem de uma delegacia que está de portas fechadas quando eles dela precisam para registrarem suas situações de vítimas de toda sorte de ilícito e quando, por uma sorte madrasta, encontram uma delegacia aberta, se deparam com a ausência de policiais civis para Iavrarem os boletins de ocorrência. Da fonte das informações acima coletadas, destaco o entendimento corajoso do juiz Márcio Silva Maia:
“o que se infere é a inércia estatal, de um lado e, de outro, o aparente abandono das funções ínsitas à polícia judiciária, facilmente constatável pelo número de inquéritos sem andamento e pela precária investigação realizada no bojo das ações criminais em curso neste juízo”.
Mais outra ofensa aos humildes é quando o gestor fere sem pestanejar o princípio da isonomia tão protegido pelo diploma legal de nossa constituição, evidenciado quando se designa equipes especiais de investigação com completa autonomia, para atuarem aqui e ali, quando a vítima é alguém influente ou importante no contexto do gestor público. O Estado ainda se manifesta com descaso quando não convoca e dá posse aos concursados e preparados para exercerem suas funções, aqueles que parecem estar mendigando seu lugar de direito numa fila de espera sem precedentes. A Secretaria de Segurança Pública divulga que seu Atual quadro de servidores é composto por apenas 142 delegados, 143 escrivães e 1.116 agentes, quantitativo muito aquém do ideal, fruto de um lapso de mais de dez anos sem concursos para a polícia judiciária potiguar e desses 51 delegados, 46 escrivães e 293 agentes exercem função administrativa e cerca de 300 irão se aposentar diminuindo ainda mais o efetivo... Quem fica feliz com isso? São 208 cargos vagos para delegados, 661 para escrivães, 2.893 para agentes e se me permitem suportar, pasmem diante dos 3.762 cargos existentes para policiais civis. Nesta linha de raciocínio lógico de um gestor, nem há necessidade imediata de realizar novo concurso, pois há ainda aqueles 509 que já fizeram o curso de formação e também 289 ansiosos “excedentes” do último concurso, que aguardam a chance de poderem fazer uma academia de polícia e somarem esforços, ombro a ombro com os já em serviço, com os que estão para serem empossados, numa força tarefa que mudará o quadro da segurança pública do Estado do Rio Grande do Norte. A promotora Danielli Oliveira, não foge dos argumentos e corajosamente aponta que o concurso de 2009 ainda pede a nomeação dos aprovados. Ela ainda destaca que “... muito embora possam assumir imediatamente as suas funções, o Estado se omite em tal ato sob o argumento de gastos com pessoal além do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal”. Será que ainda é preciso o Sindicato dos Policiais Civis/RN pleitear alguma coisa? Será que ainda é necessário que a comissão de excedentes do concurso 2009 mostre que estão dispostos? Será que só por força de ordem judicial haja motivação para que o gestor público cumpra com suas obrigações? Resta então a expectativa popular de ver o que acontecerá no próximo capítulo dessa novela que é a segurança pública do Rio Grande do Norte, lugar onde, por enquanto, é necessário lembrar ao gestor público, que seu povo precisa de segurança, proteção e no mínimo, respeito.
As famílias de dependentes químicos vão ganhar um auxílio financeiro do governo de Minas para o tratamento dos usuários de drogas em clínicas particulares. O cartão "Aliança pela Vida" irá disponibilizar, a partir de novembro, R$ 900 para os parentes com renda mensal de até dois salários mínimos para o custeio da internação. A criação de anexos psiquiátricos, uma espécie de enfermaria para o tratamento dos usuários, em hospitais públicos, também está em estudo pela Secretaria de Políticas sobre Drogas. O cartão, batizado com o mesmo nome do programa de combate às drogas estadual lançado em agosto passado, é um projeto pioneiro no Brasil. De acordo com o subsecretário de Políticas sobre Drogas, Cloves Benevides, o benefício irá ajudar na ampliação da busca por tratamento e, ao mesmo tempo, irá minimizar o problema da falta de vagas. "Ele vai permitir a reabilitação de dependentes químicos, principalmente de crack, que são os casos mais graves. Isso evita as internações a longo prazo em clínicas psiquiátricas", afirmou. Atualmente o Estado possue 3.000 leitos públicos de internação, mas estima-se que seria necessário o dobro. A subsecretaria orienta que R$ 800 disponibilizados pelo cartão sejam gastos com a internação e os R$ 100 restantes, com o transporte da família até as unidades terapêuticas para as visitas. "A família é muito importante nesse processo de ressocialização, por isso demos um valor a mais para as visitas", disse Benevides. As prefeituras de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, e de Juiz de Fora, na Zona da Mata, foram as primeiras a buscarem credenciamento junto ao governo para disponibilizar o benefício. No entanto, de acordo com a assessoria de comunicação do Estado, qualquer prefeitura poderá aderir ao auxílio. As famílias precisarão buscar uma clínica credenciada e levar os atestados que comprovam a dependência química do usuário e a renda familiar máxima necessária. Internação. Cerca de cem dependentes químicos foram retirados voluntariamente das cracolândias de Belo Horizonte e região metropolitana para internação em unidades da capital. A abordagem de moradores de rua nos municípios começou a ser feita na segunda semana de agosto deste ano como estratégia de combate ao crack em Minas. Na primeira operação, que contou com o apoio da Polícia Militar, 36 pessoas foram abordadas por assistentes sociais, mas apenas 14 usuários aceitaram o tratamento.
Fonte: Blog do Corleone.
Um agente penitenciário foi baleado no rosto na madrugada desta quinta-feira (22), na QI 33 do Guará II, cidade a 11 quilômetros de Brasília. Segundo a polícia, ele estava em uma lanchonete com a namorada, quando foi abordado por três rapazes.
Segundo testemunhas, os rapazes chegaram e um deles foi direto na mesa da vítima e atirou.
A presença do crime organizado dentro de presídios do Rio Grande do Norte é constatada não só por agentes penitenciários ou policiais. Um estudo de dez anos dentro do sistema prisional desenvolvido por uma doutora em assistência social revela que nos últimos anos facções se formaram dentro das unidades, entre elas o Primeiro Comando da Capital. O nível organizacional é tão elevado que os presos chegam a pagar mensalidades de até R$ 500, em uma espécie de "sindicato", e também criam códigos secretos para se referirem a drogas ou telefones. Até mesmo tatuagens simbolizam características específicas de cada detento. O estudo faz parte de uma tese de doutorado da professora Hilderline Câmara de Oliveira. Ela trabalha dentro do sistema penitenciário há dez anos, tendo estagiado, inclusive, na antiga João Chaves. Hoje, a assistente social dispõe de um vasto material detalhado sobre a atuação do crime organizado, bem como o uso de linguagens próprias. Me dá um "café com leite", por exemplo, é uma expressão usada pelos presos para pedir maconha. Me passa o teu "Duas Duas Letras", por sua vez, corresponde a um chip da Oi, assim como o "Duas Três Letras" refere-se ao chip da Tim e o "Duas Cinco Letras" ao chip da Claro. De acordo com Hilderline Câmara, os grupos são bem articulados e capazes de promover ações de grande porte a qualquer momento. Alguns dos presos chegaram a relatar que fazem ligações internacionais de dentro do presídio. Para manter a estrutura funcionando bem, todos os apenados que integram facções como o PCC são obrigados a pagar uma espécie de "sindicato do crime". A mensalidade varia de acordo com o poder do criminoso ou se ele está no regime fechado, semiaberto ou aberto. Os que estão nas ruas pagam valores maiores, já que dispõem de tempo para conseguir recursos através de crimes.
A Polícia Militar foi acionada no início da manhã desta segunda-feira (26) para uma ocorrência de encontro de cadáver. Os policiais do 11º Batalhão, receberam a informação de que havia um corpo em uma estrada carroçável, no Pajuçara, em São Gonçalo do Amarante. Eles foram até o local e confirmaram a denúncia. Um jovem, que estava sem identidade, foi encontrado amarrado e com duas marcas de disparos de arma de fogo. Segundo informações do 11º BPM, a vítima foi morta no mesmo local onde o corpo foi encontrado. Ele estava com os pés e as mãos amarradas por arames. Além disso, os peritos do Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP) encontraram perfurações nas costas e na nuca. Próximo ao corpo, foram encontrados projéteis de calibre 38. O corpo foi levado para a sede do órgão, onde passará por necropsia e aguardará identificação.
Fonte: Cardoso Silva.
Uma ação covarde contra uma criança de apenas 06 anos de idade foi registrada na cidade seridoense de Cerro Corá. Um garoto foi violentado sexualmente pelo próprio tio, fato ocorrido no fim de semana naquela cidade. O acusado, que já está preso e autuado em flagrante pelo crime, é identificado por Antônio José dos Santos, 35 anos, vulgo “Buduga”, sendo inclusive reincidente pelo mesmo crime. Esta já seria a terceira criança violentada pelo acusado naquela região. A informação repassada pela polícia é que José atraiu o garoto até um pequeno açude afastado da cidade e lá estuprou o pequeno. Uma ação covarde de um monstro que deve apodrecer na cadeia. José dos Santos teria violentado outras crianças e mesmo assim estava solto. No ITEP de Caicó, a vítima foi examinada pelo médico que constatou a violência sexual.
O ex-presidiário Luis Paulo da Silva Santos, 21 anos, foi atingido com um tiro de espingarda calibre 12 ao atirar contra policiais militares do Pelotão de Sapé. O fato aconteceu no Bairro Rua Nova. De acordo com a polícia uma viatura sob o comando do tenente L. Neto juntamente com o pessoal do Serviço de Inteligência se preparava para fazer uma abordagem e assim que dobrou a esquina de uma rua os policiais foram recebidos a bala e revidaram. Na troca de tiros, Luis Paulo da Silva foi atingido e socorrido para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena. Além dele, outros três ex-presidiários estavam no local e acabaram presos. Nilton Cesar de Lima Oliveira, 25 anos, foragido do presídio de Guarabira e seu irmão Marcos Antônio de Lima, 23 anos foram presos juntamente com Ednaldo Alexandre da Silva, 26 anos. Com eles a polícia apreendeu uma espingarda, provavelmente a arma usada para atirar na guarnição, além de várias pedras de crack e maconha. Durante as investigações, a polícia descobriu que Nilton César estava cumprindo pena acusado de assassinar um cobrador durante um assalto a um ônibus entre as cidades de Mari e Sapé.
O COPOM do 14° BPM, recebeu uma ligação informando que na br 230 próximo ao posto chabocão havia ocorrido uma tentativa de homicídio. A PM esteve no local e constatou a veracidade do fato, teve informação da proprietária do bar, que a vitima encontrava-se bebendo no seu estabelecimento quando, de repente, chegaram dois elementos, não identificados, em uma motocicleta honda fan de cor preta, sem placa, armados de revólver e passaram a atirar contra o mesmo. A proprietária do bar não soube informar a pm o motivo dos disparos apenas soube informar que a vitima é ex-presidiário da colônia penal de Sousa. A PM realizou diligências por toda a área na tentativa de localizar os acusados, porém sem êxito.
Fonte: Sertão Informado.
Uma verdadeira tragédia aconteceu neste domingo, 25 de setembro na cidade de Patos/PB, por volta das 18h: 30m quando homens até o momento não identificados pela polícia eliminaram praticamente a queima roupa, Petrônio Pacífico Ferreira da Silva 37 anos, e seu filho, Paulo Firmino da Silva, de 15, e ainda deixaram gravemente ferida, a esposa dele e madrasta do jovem, Denise Pereira da Silva 15 anos, no bairro Novo Horizonte nas proximidades da residência do casal. Conforme as primeiras informações, provavelmente as três vítimas estavam numa moto Honda POP 100, de cor preta e placa MOI-6007/PB quando foram surpreendidas pelos criminosos que efetuaram os disparos, possivelmente, de Pistola, a queima roupa. O pai e o filho morreram no local, já a jovem esposa de Petrônio foi socorrida com vida para o HRP (Hospital Regional de Patos), porém conforme informações da equipe que atendeu a paciente, o estado de saúde dela é "gravíssimo". Com esses dois homicídios deste domingo, o número de pessoas mortas em Patos por assassinato sobe para 42 (quarenta e dois). A polícia trabalha com dificuldade para elucidar o crime por falta de informações. No local ninguém fala sobre a tragédia, apenas uma testemunha afirmou aos policia que ouviu os disparos. Petrônio Pacífico Ferreira da Silva era ex-presidiário e cumpriu pena, acusado de assalto, dentre outros delitos. A polícia não adiantou qualquer informação sobre a linha investigativa. Várias diligências foram feitas por policiais militares nas proximidades onde aconteceu o crime, porém não conseguiram localizar nenhum suspeito.
Os albergados Claudemir Sarmento que responde pela alcunha de “Mimi” e Antônio Carlos Rodrigues "Pelado de Zé da Carroça", que cumprem pena na cidade de Sousa no regime semi-aberto, mas que não estavam indo dormir, como determina a lei, foram presos após locarem um carro na cidade de Sousa e em seguida foram fazer o assalto. Conforme informações, a dupla, ao chegar na altura do Serrote do Tigre, trecho da BR 230, entre Aparecida e Pombal anunciou o assalto contra o agricultor Francinaldo dos Santos e sua esposa, residentes no sítio São João, zona rural de Pombal, retornavam para sua casa,
Fonte: Sertão Informado.